Dados abertos são:

  • dados públicos representados em meio digital;

  • estruturados em formato aberto;

  • processáveis por máquina;

  • referenciados na rede mundial de computadores;

  • disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre reutilização, consumo ou cruzamento em aplicações digitais desenvolvidas pela sociedade.

Seu conceito e utilização estão previstos:

Os conjuntos de dados (datasets) deste Portal estão documentados conforme as especificações Frictionless Data (dados sem fricção), que atendem à caracterização descrita acima e possibilitam a validação automática dos dados por serviços ofertados pela comunidade, como o goodtables.io, mantido pela Open Knowledge Foundation.

A oficina "Dados abertos sem fricção" (vídeo e apresentação), ocorrida durante a 3ª Semana INOVA, apresenta um passo-a-passo de como preparar um conjunto de dados segundo essas especificações, utilizando ferramentas online. Seu conteúdo inclui a demonstração de ferramentas que objetivam reduzir ou eliminar “a fricção”, que é o tempo que os consumidores gastam para poder entender e trabalhar com os dados abertos.

Saiba Mais

Conheça mais um pouco sobre a importância dos dados abertos, suas diferenças e complementaridades com o Portal da Transparência no 17º episódio do PodeFalar!, o nosso podcast da CGE, em que a Subcontroladora de Transparência e Integridade, Nicolle Bleme, conversou com a Diretora-Executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci.

Clique aqui e conheça o Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais.