Patrimônio Cultural Tombado

O banco de dados do patrimônio cultural tombado pelo Estado de Minas Gerais diz respeito aos bens culturais materiais que, em função de seu valor histórico, artístico, estético, afetivo, simbólico, dentre outros, receberam proteção pelo poder público estadual pelo instrumento do tombamento. Um bem cultural tombado encontra-se sob um regime especial de tutela pelo Estado, uma vez que a ele foi atribuído um valor social. É importante destacar que os bens tombados em âmbito estadual não podem ser destruídos, demolidos, mutilados ou sofrer intervenções sem ciência, análise prévia, aprovação e acompanhamento técnico do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - Iepha-MG.

O Iepha-MG é o responsável por promover a identificação, o reconhecimento e a salvaguarda do patrimônio cultural do Estado, sendo o tombamento uma das medidas administrativas para a proteção desse patrimônio. O tombamento é instituído por um ato legal e, posteriormente, o bem tombado é inscrito como integrante do patrimônio cultural de Minas Gerais em livro(s) de tombo estabelecidos pelo Decreto Estadual nº 14.260, de 14/01/1972. No Iepha-MG, a Gerência de Patrimônio Cultural Material é responsável por realizar as ações de proteção dos bens culturais materiais e a Gerência de Identificação e Pesquisa tem como uma de suas competências reunir e manter atualizadas as informações sobre os bens tombados (Decreto nº 47.921, de 22/04/2020).

Como participar

Saiba como contribuir com a documentação deste conjunto de dados!

A documentação deste conjunto de dados está sendo feita de forma aberta e colaborativa no Github. Para enviar sua contribuição, por favor acesse:

  • Pull requests, no caso de sugerir uma alteração na documentação.

Todas as contribuições são bem vindas. Alguns exemplos são:

  • Indicação de expressões imprecisas presentes na documentação;
  • Sugestões para inclusão de descrições em campos específicos;
  • Sugestões para clareza na organização das ideias;
  • Correção de erros de ortografia e gramática.

Além disso, fique a vontade para utilizar os demais canais oficiais de atendimento do Poder Executivo Estadual:

Documentação das principais alterações deste repositório. Baseado na filosofia Mantenha um Changelog.

[1.0.0] - 2023-08-30

  • Versão inicial publicada

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Fonte https://github.com/transparencia-mg/bens-tombados
Mantenedor Diretoria Central de Transparência Ativa da Controladoria-Central do Estado
Versão 0.1
Última Atualização setembro 26, 2023, 07:21 (BRT)
Criado agosto 30, 2023, 08:12 (BRT)
frequência de atualização por evento
profile data-package
resources_ids {"processos-tombo": "41e80d65-e365-44e8-81c9-df4e61914c8e", "datapackage.json": "de160191-1c72-4081-a1cc-e26061489410"}